sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Cartola - Preciso Me Encontrar


Cartola nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1908, mais precisamente no bairro do Catete, filho de Sebastião Joaquim de Oliveira e Aida Gomes de Oliveira, o quarto fruto de uma série de sete filhos. Ele foi batizado como Angenor de Oliveira, mais tarde um dos maiores cantores, compositores e poetas brasileiros.
Ao completar oito anos ele já integrava blocos de carnaval, e neste período sua família se transferiu para Laranjeiras, quando aprendeu a tocar cavaquinho com o pai, no rancho conhecido como Arrepiados, bem como ao lado das irmãs, participando das Festas de Reis, quando elas se vestiam de ‘pastorinhas’.
Aos onze anos, por problemas financeiros, sua família foi obrigada a fixar residência no Morro da Mangueira. Ele conseguiu estudar até o primário, mas aos 15 anos, com a perda da mãe, o cantor abandonou tanto a família quanto os estudos, dando impulso à sua vida de boemia. Mesmo assim, Cartola foi fértil na sua produção poética, mas jamais se enquadrou profissionalmente. Passou a vida em empregos temporários, como pedreiro, pintor de paredes, lavador de carros, vigia de prédio e contínuo em uma repartição pública.
Continue lendo a biografia de Cartola, por Ana Lucia Santana, AQUI

2 comentários:

  1. Que bonito Sandra! O problema hoje em dia é cultural. É lamentável o que ouvimos hoje em dia. Muitos desconhecem o que é qualidade musical.
    Beijos

    http://podernasmaos-podernasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Vânia...ainda bem que a gente pode resgatar essas maravilhas e compartilhar com os amigos!
      Bjs

      Excluir